http://www.4shared.com/office/qsHhjw0n/Ficha_de_Inscrio_de_trabalhos_.html
INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA (ENEPE
Primeiro Autor –
e-mail
Instituição de Ensino, Faculdade ou Departamento
Endereço
CEP – Cidade - Estado
Segundo Autor –
e-mail
Instituição de Ensino, Faculdade ou Departamento
Endereço
CEP – Cidade - Estado
Resumo:
Este documento apresenta instruções detalhadas para a preparação e submissão de
trabalhos para o ENEPE 2012. Favor atender às seguintes diretrizes: a) digite o
corpo do texto em uma única coluna; b) utilize um máximo de 10 laudas tamanho
A4 (21 x 29,7 cm ),
cada qual com margens esquerda e superior de 3 cm , direita e inferior de 2 cm , (não inclua molduras ou
números de página); c) use a fonte Times New Roman tamanho 12 pt em todo o documento,
excetuando-se as citações com mais de três linhas e nota de rodapé; d) prepare
um resumo com um máximo de 200 palavras em itálico; e) use espaçamento 1,5 e
alinhamento justificado; f) as referências devem ser listadas em ordem
alfabética no final do trabalho e limitar-se, exclusivamente, às obras citadas
no texto; g) as figuras/fotografias incluídas no trabalho devem ser de boa
qualidade (300 dpi/jpg); h) tabelas e gráficos somente serão aceitos na cor
preta (podendo-se utilizar a escala cinza). Um arquivo do manuscrito deverá ser
enviado para o seguinte email: 32enepecientifico@gmail.com
até o dia 06/05/2012.
Palavras-chave: Primeira palavra, Segunda palavra, Terceira palavra (máximo de 5)
1 INTRODUÇÃO
Os
Anais do 32° serão publicados em CD-ROM, incluindo a versão completa de todos
os trabalhos apresentados no Encontro. É extremamente importante que o preparo
da versão digital de sua contribuição esteja de acordo com as presentes
instruções.
Os
Coordenadores de Área, designados pela Comissão Organizadora do IV SITRE/2012,
terão a sua disposição cópias eletrônicas de cada trabalho no sistema do
evento, para a sua correspondente revisão por especialistas. O trabalho aceito
poderá estar sujeito a revisões por parte de seus autores para a sua aceitação
final e inclusão nos Anais.
2
INSTRUÇÕES
PARA DIGITAÇÃO
O
trabalho deve ser escrito em editor eletrônico de texto e salvo em formato “pdf”.
A geração do arquivo “pdf” é feita automaticamente pelos editores de textos
mais recentes. Os mais antigos podem gerar o “pdf” através da página da Adobe (www.adobe.com) ou instalar um driver semelhante
a uma impressora que converte o arquivo do editor de texto para “pdf”. Este procedimento
garante a manutenção da formatação feita pelos autores. A comissão só aceitará
trabalho neste formato, outros editores não serão aceitos.
2.1 Tamanho do trabalho
O
trabalho completo, incluindo figuras e tabelas, deve ter entre 7 a 10 laudas em tamanho A 4 (21 cm x 29,7 cm ) para exposição
oral nos Grupos de Trabalhos GT's, Essa limitação deve ser atendida, de forma
que a redação do texto seja concisa e não reduzindo figuras e tabelas a
tamanhos que sacrifiquem o entendimento dos símbolos, caracteres e legendas
nelas incluídos.
2.2 Formato de página
Cada
página tamanho A4 deve ser configurada de modo a apresentar 3 cm na margem esquerda e
superior e 2cm na margem direita e inferior Estas margens definem a área a ser
impressa. Dentro desta área o texto deve ser formatado em uma única coluna. Não
deve ser incluída qualquer moldura no texto nem numeração de páginas. A
aparência final do trabalho deve ser a mesma deste documento.
2.3 Especificações gerais para a
formatação do texto
O
trabalho deve ser totalmente digitado em fonte Times New
Roman tamanho 12 pt .
Essa diretriz somente não inclui o título do trabalho (este deverá apresentar
tamanho 14 pt ).
Títulos de seções e subseções e legendas de figuras e tabelas, além do texto
normal do trabalho, devem observar o tamanho 12 pt .
Título do trabalho
O
título deve ser digitado em negrito, em letras maiúsculas, tamanho 14 pt , com alinhamento
centralizado, não devendo exceder 3 linhas. Deixe duas linhas de espaço (12pt)
entre o final do título e o primeiro autor.
Autor(es) e afiliação
Digite os nomes dos autores, alinhados à esquerda,
um por linha, incluindo o primeiro nome, iniciais de outros nomes e sobrenome,
seguido pelo endereço eletrônico, usando um hífen como separador. Cada nome ou
grupo de nomes deve ser seguido da afiliação correspondente. Quando incluir
mais de um autor da mesma instituição, não é necessário repetir a afiliação. O
nome dos autores deve ser digitado em negrito, enquanto que todas as
informações restantes devem ser digitadas em estilo normal (sem negrito, sem
itálico). Deixe um espaço de 2 linhas entre a última afiliação e o Resumo do
artigo. Em nota de rodapé inserir a
titulação do autor e co-autor.
Resumo e palavras-chave
Resumo: em
negrito e itálico, alinhado à esquerda, seguido de dois pontos. Sem trocar de
linha, digite o texto do resumo em itálico, com alinhamento justificado. O resumo
não deve conter mais de 200 palavras.
Palavras-chave: (não
se esqueça dos dois pontos) em negrito e itálico, alinhado à esquerda. Digite
então de 3 a
5 palavras-chave, separadas por vírgulas, com somente a primeira letra de cada
palavra-chave em
maiúscula. Deixe um espaço de 2 linhas (12pt) entre as
palavras-chave e o corpo do texto.
Títulos de seção
Use
somente dois níveis para subseções, conforme apresentado nestas instruções.
Digite o título das seções em letras maiúsculas, em negrito, alinhado à
esquerda. Inicie digitando sua identificação em algarismos arábicos, e então
digite o título da seção a 0,75
cm (ou 7 espaços) da margem esquerda. Deixe uma linha de
espaço (12pt) acima e abaixo deste título.
Para o
primeiro nível de subseção, somente a primeira letra do título deve ser
maiúscula, sendo todas em negrito, com o título alinhado à esquerda. Inicie
pela digitação de sua identificação (dois algarismos arábicos separados por
ponto), e então digite o título da seção a 0,75 cm (ou 7 espaços) da
margem esquerda. Deixe uma linha de espaço (12pt) acima e abaixo deste título.
Não
numere o título do segundo nível de subseção. Use letras em negrito e itálico,
com somente a primeira em
maiúscula. Inicie o texto dessa seção na linha seguinte,
recuando o título em 0,75 cm
(ou 7 espaços) contados a partir da margem esquerda.
Corpo do texto
O texto
deve ser digitado em estilo normal, usando espaço 1,5 e alinhamento justificado.
Digite o corpo do texto em uma única coluna. Nos espaçamentos entre os
parágrafos, utilizando a ferramenta de formatação (Formatar- parágrafo) do
Word, deixar 0 pt
antes e automático depois.
2.4 Figuras e tabelas
Figuras
e tabelas devem ser posicionadas após sua citação no texto e devem estar o mais
próximo possível da respectiva citação. Texto e símbolos nelas incluídos devem
ser de fácil leitura, devendo-se evitar o uso de símbolos muito pequenos. Caso
seja necessária a inclusão de ilustrações e fotos, estas devem ser de boa
qualidade (legíveis e com boa resolução: 300dpi/jpeg).
As
figuras e tabelas, e seus respectivos títulos deverão estar centradas no texto.
Posicione o título da figura abaixo da mesma deixando uma linha de espaço entre
eles. Posicione o título de uma tabela acima da mesma, também deixando uma
linha de espaço entre eles. Deixe uma linha de espaço entre a figura ou tabela
e o texto subsequente.
Tabela 1 - Coeficientes de rendimento dos alunos
no período 2009-2011.
Período
|
Coeficiente de rendimento
|
2009
|
7,5
|
2010
|
8,1
|
2011
|
8,3
|
Numere figuras e tabelas em sequência usando
algarismos arábicos (exemplo: Figura 1, Figura 2, Tabela 1, Tabela 2). Faça
referência a elas no texto como “Tabela 1” e “Figura 1” .
Denomine
os eixos coordenados em gráficos, incluindo as respectivas unidades, sempre que
aplicável. Da mesma forma, denomine colunas/linhas em tabelas, com respectivas
unidades, caso aplicável.
2.5 Autorizações/Reconhecimento
Os
autores são responsáveis por garantir o direito de publicar todo o conteúdo de
seu trabalho. Se material com direitos autorais foi usado na preparação do
mesmo, pode ser necessário obter a devida autorização do detentor dos direitos
para a publicação do material em questão. Esta é uma responsabilidade dos autores.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
O
trabalho deverá ser feito com editor eletrônico
de texto e enviado para Comissão científica conforme endereço no blog em
formato “pdf”. Não serão aceitos trabalhos enviados por correio, por fax ou
outra via além da especificada.
4
REFERÊNCIAS
/ CITAÇÕES
Identificar
no texto, após o trecho citado, as referências entre parênteses no seguinte
padrão: sobrenome do autor em letras maiúsculas e o ano. Exemplos: um autor:
(PÉRES, 2010); dois autores: (MARX e ENGELS, 2007); três ou mais autores: (SCHWERTL
et al., 2009). Observando que se a indicação do autor se encontra no interior
da frase, ela deverá apresentar apenas iniciais maiúsculas: Authier-Reiriz
(1982)
As
citações diretas, no texto de até três linhas, devem estar contidas
entre aspas duplas. Caso ultrapasse três linhas, a citação deverá
ser apresentada com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte tamanho 11 pt e sem as
aspas.
referências
Apresentadas
em ordem alfabética e de acordo com a norma da ABNT - NBR 6023.
Livro
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNADER, Fernando. O
método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa.
São Paulo: Pioneira, 1996. Cap. 6-7. p. 129-178.
Capítulo de Livro
BRANDT, Paulo Roberto. Geração de
energia para o desenvolvimento regional no médio vale do Itajaí. In: Desenvolvimento e meio ambiente em Santa Catarina : a
questão ambiental em escala local/regional. Joinville: UNIVILLE, 2006. p.
119-125.
Periódico
EDUCAÇÃO & REALIDADE. Porto Alegre: UFRGS/FACED, 1975.
Artigo de periódico
MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Professores: entre
saberes e práticas. Revista Educação e Sociedade. Campinas:
Ano XXII, n. 74, p. 121-142, abr. 2001.
Monografia, dissertação e tese
SILVA, M. B. P. Um estudo da relação entre
resultados do concurso vestibular e desempenho acadêmico em psicologia. Curitiba , 1989. 120 f . Dissertação (Mestrado em Educação)
- Faculdade de Educação, Universidade Federal do Paraná.
Publicações periódicas consideradas em parte (suplementos, fascículos,
números especiais)
BLÜMER,
A. S. et al. Situação
do aleitamento materno no Brasil. Pediatria Atual, São
Paulo, v. 11, n. 7, p. 53-61, jul. 1998.
Suplemento.
Artigo de jornal
MOREIRA, T. Debate sobre software livre chega ao celular. Valor
Econômico, São Paulo, 04 out.
2004. p. B4.
Trabalho em evento
TOMASI, Antônio; IVONE,
Silva. Ofícios de ontem e ofícios de hoje: ruptura ou continuidade? Anais: XIII - Congresso
Brasileiro de Sociologia, Recife: UFPE, 2007.
Internet
MOURA, G. C. de M. Citação de referências e documentos eletrônicos.
Disponível em: <http://www.elogica.com.br/users/gmoura/refere.html>
Acesso em: 09 out. 1996.
Achei um pouco confuso esse formato. Vocês querem
ResponderExcluirTITULO, AUTORES, RESUMO, PALAVRAS-CHAVE E TRABALHO COMPLETO?
Dentro do trabalho completo, podemos criar as seções(tópicos), não há um numero exato de seções é isso? Mas quanto ao número de subseções (Tópicos dentro das seções maiores) podemos fazer no máximo dois? É isso? O.o'
Olá Vanessa!
ExcluirO Título, Autores, Resumo e Palavras-chaves deveram estar nessa ordem no trabalho completo, que deverá ter de 7 a 10 laudas. Além disso, não existe um número definido para seções e somente dois níveis para as subseções.
Se existir outras dúvidas envie e-mail para: 32enepecientifico@gmail.com
Atenciosamente,
Comissão Científica 32° ENEPe.
Não estou conseguindo realizar o donwload do edital de trabalho e da ficha de inscrição.
ResponderExcluirme enviem por favor: roblecameta@yahoo.com.br
att
Roble Tenório
Enviaremos um e-mail com a ficha.
ExcluirAtenciosamente.
Comissão Científica 32° ENEPe.
Olá,
ResponderExcluirGostaria de alguns esclarecimentos em relação a submissão de trabalhos. Pq não está claro como deve ser o trabalho completo. quais os tópicos q devem conter? Quantas laudas? e ainda mais. Querem o resumo e o completo ??? expliquem melhor isso por favor!
Suas dúvidas estão explicadas no edital de submissão de trabalhos segue o link:
Excluirhttp://enepedagogia.blogspot.com.br/p/edital.html
http://enepedagogia.blogspot.com.br/p/instrucoes-para-submissao.html
É necessário enviar ficha de inscrição preenchida, resumo e o trabalho completo que deverá ter de 7 a 10 laudas.
Se existir outras dúvidas envie e-mail para: 32enepecientifico@gmail.com
Atenciosamente,
Comissão Científica 32° ENEPe.
Por favor não estou conseguindo fazer o donwload do edital do trabalho.
ResponderExcluirVocês poderiam me auxiliar.
Desde já agradeço.
mariaffernanda54@gmail.com
Olá, Maria!
ExcluirEnviaremos o edital para seu e-mail.
Se existir maiores dúvidas, por favor, mande e-mail para: 32enepecientifico@gmail.com
Atenciosamente,
Comissão Científica 32° ENEPe.
Não estou conseguindo baixar a ficha de submissão, alguém pode me enviar por e-mail? (gabyfaval@gmail.com)
ResponderExcluirOlá, G. Faval!
ExcluirEnviaremos para seu e-mail a ficha de submissão de trabalhos.
Se existir maiores dúvidas, por favor, mande e-mail para: 32enepecientifico@gmail.com
Atenciosamente,
Comissão Científica 32° ENEPe.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSe existirem dúvidas em relação a submissão de trabalhos e ao edital, por favor, mandem e-mail para: 32enepecientifico@gmail.com
ExcluirAtenciosamente,
Comissão Científica 32° ENEPe.
Uma dúvida urgente!
ResponderExcluirA proposta da oficina também terá que conter 7 à 10 laudas ???
Tenho a mesma duvida, a proposta de oficina também terá que conter 7 à 10 laudas
ResponderExcluirQueria saber se no trabalho escrito da oficina tem que conter o resumo, e se é só um dia de apresentação ou mais.
ResponderExcluirgostaria de saber quais são os gts, ou tema que poderemos escrever um trabalho?
ResponderExcluir