Instruções para submissão

• Download da ficha de inscrição para submissão de trabalho ((Para realizar o download, é necessário possuir login ou  inscrever-se no site 4Shared)


http://www.4shared.com/office/qsHhjw0n/Ficha_de_Inscrio_de_trabalhos_.html


INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA (ENEPE



Primeiro Autor – e-mail
Instituição de Ensino, Faculdade ou Departamento
Endereço
CEP – Cidade - Estado
Segundo Autor – e-mail
Instituição de Ensino, Faculdade ou Departamento
Endereço
CEP – Cidade - Estado

Resumo: Este documento apresenta instruções detalhadas para a preparação e submissão de trabalhos para o ENEPE 2012. Favor atender às seguintes diretrizes: a) digite o corpo do texto em uma única coluna; b) utilize um máximo de 10 laudas tamanho A4 (21 x 29,7 cm), cada qual com margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm, (não inclua molduras ou números de página); c) use a fonte Times New Roman tamanho 12 pt em todo o documento, excetuando-se as citações com mais de três linhas e nota de rodapé; d) prepare um resumo com um máximo de 200 palavras em itálico; e) use espaçamento 1,5 e alinhamento justificado; f) as referências devem ser listadas em ordem alfabética no final do trabalho e limitar-se, exclusivamente, às obras citadas no texto; g) as figuras/fotografias incluídas no trabalho devem ser de boa qualidade (300 dpi/jpg); h) tabelas e gráficos somente serão aceitos na cor preta (podendo-se utilizar a escala cinza). Um arquivo do manuscrito deverá ser enviado para o seguinte email: 32enepecientifico@gmail.com até o dia 06/05/2012.

Palavras-chave: Primeira palavra, Segunda palavra, Terceira palavra (máximo de 5)


1          INTRODUÇÃO

Os Anais do 32° serão publicados em CD-ROM, incluindo a versão completa de todos os trabalhos apresentados no Encontro. É extremamente importante que o preparo da versão digital de sua contribuição esteja de acordo com as presentes instruções.
Os Coordenadores de Área, designados pela Comissão Organizadora do IV SITRE/2012, terão a sua disposição cópias eletrônicas de cada trabalho no sistema do evento, para a sua correspondente revisão por especialistas. O trabalho aceito poderá estar sujeito a revisões por parte de seus autores para a sua aceitação final e inclusão nos Anais.

2          INSTRUÇÕES PARA DIGITAÇÃO

O trabalho deve ser escrito em editor eletrônico de texto e salvo em formato “pdf”. A geração do arquivo “pdf” é feita automaticamente pelos editores de textos mais recentes. Os mais antigos podem gerar o “pdf” através da página da Adobe (www.adobe.com) ou instalar um driver semelhante a uma impressora que converte o arquivo do editor de texto para “pdf”. Este procedimento garante a manutenção da formatação feita pelos autores. A comissão só aceitará trabalho neste formato, outros editores não serão aceitos.

2.1    Tamanho do trabalho

O trabalho completo, incluindo figuras e tabelas, deve ter entre 7 a 10 laudas em tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm) para exposição oral nos Grupos de Trabalhos GT's, Essa limitação deve ser atendida, de forma que a redação do texto seja concisa e não reduzindo figuras e tabelas a tamanhos que sacrifiquem o entendimento dos símbolos, caracteres e legendas nelas incluídos.

2.2    Formato de página

Cada página tamanho A4 deve ser configurada de modo a apresentar 3 cm na margem esquerda e superior e 2cm na margem direita e inferior Estas margens definem a área a ser impressa. Dentro desta área o texto deve ser formatado em uma única coluna. Não deve ser incluída qualquer moldura no texto nem numeração de páginas. A aparência final do trabalho deve ser a mesma deste documento.

2.3    Especificações gerais para a formatação do texto

O trabalho deve ser totalmente digitado em fonte Times New Roman tamanho 12 pt. Essa diretriz somente não inclui o título do trabalho (este deverá apresentar tamanho 14 pt). Títulos de seções e subseções e legendas de figuras e tabelas, além do texto normal do trabalho, devem observar o tamanho 12 pt.
Título do trabalho
O título deve ser digitado em negrito, em letras maiúsculas, tamanho 14 pt, com alinhamento centralizado, não devendo exceder 3 linhas. Deixe duas linhas de espaço (12pt) entre o final do título e o primeiro autor.
Autor(es) e afiliação
Digite os nomes dos autores, alinhados à esquerda, um por linha, incluindo o primeiro nome, iniciais de outros nomes e sobrenome, seguido pelo endereço eletrônico, usando um hífen como separador. Cada nome ou grupo de nomes deve ser seguido da afiliação correspondente. Quando incluir mais de um autor da mesma instituição, não é necessário repetir a afiliação. O nome dos autores deve ser digitado em negrito, enquanto que todas as informações restantes devem ser digitadas em estilo normal (sem negrito, sem itálico). Deixe um espaço de 2 linhas entre a última afiliação e o Resumo do artigo. Em nota de rodapé inserir a titulação do autor e co-autor.
Resumo e palavras-chave
Resumo: em negrito e itálico, alinhado à esquerda, seguido de dois pontos. Sem trocar de linha, digite o texto do resumo em itálico, com alinhamento justificado. O resumo não deve conter mais de 200 palavras.
Palavras-chave: (não se esqueça dos dois pontos) em negrito e itálico, alinhado à esquerda. Digite então de 3 a 5 palavras-chave, separadas por vírgulas, com somente a primeira letra de cada palavra-chave em maiúscula. Deixe um espaço de 2 linhas (12pt) entre as palavras-chave e o corpo do texto.

Títulos de seção
Use somente dois níveis para subseções, conforme apresentado nestas instruções. Digite o título das seções em letras maiúsculas, em negrito, alinhado à esquerda. Inicie digitando sua identificação em algarismos arábicos, e então digite o título da seção a 0,75 cm (ou 7 espaços) da margem esquerda. Deixe uma linha de espaço (12pt) acima e abaixo deste título.
Para o primeiro nível de subseção, somente a primeira letra do título deve ser maiúscula, sendo todas em negrito, com o título alinhado à esquerda. Inicie pela digitação de sua identificação (dois algarismos arábicos separados por ponto), e então digite o título da seção a 0,75 cm (ou 7 espaços) da margem esquerda. Deixe uma linha de espaço (12pt) acima e abaixo deste título.
Não numere o título do segundo nível de subseção. Use letras em negrito e itálico, com somente a primeira em maiúscula. Inicie o texto dessa seção na linha seguinte, recuando o título em 0,75 cm (ou 7 espaços) contados a partir da margem esquerda.
Corpo do texto
O texto deve ser digitado em estilo normal, usando espaço 1,5 e alinhamento justificado. Digite o corpo do texto em uma única coluna. Nos espaçamentos entre os parágrafos, utilizando a ferramenta de formatação (Formatar- parágrafo) do Word, deixar 0 pt antes e automático depois.

2.4    Figuras e tabelas

Figuras e tabelas devem ser posicionadas após sua citação no texto e devem estar o mais próximo possível da respectiva citação. Texto e símbolos nelas incluídos devem ser de fácil leitura, devendo-se evitar o uso de símbolos muito pequenos. Caso seja necessária a inclusão de ilustrações e fotos, estas devem ser de boa qualidade (legíveis e com boa resolução: 300dpi/jpeg).
As figuras e tabelas, e seus respectivos títulos deverão estar centradas no texto. Posicione o título da figura abaixo da mesma deixando uma linha de espaço entre eles. Posicione o título de uma tabela acima da mesma, também deixando uma linha de espaço entre eles. Deixe uma linha de espaço entre a figura ou tabela e o texto subsequente.

Tabela 1 - Coeficientes de rendimento dos alunos no período 2009-2011.
Período
Coeficiente de rendimento
2009
7,5
2010
8,1
2011
8,3

Numere figuras e tabelas em sequência usando algarismos arábicos (exemplo: Figura 1, Figura 2, Tabela 1, Tabela 2). Faça referência a elas no texto como “Tabela 1” e “Figura 1”.
Denomine os eixos coordenados em gráficos, incluindo as respectivas unidades, sempre que aplicável. Da mesma forma, denomine colunas/linhas em tabelas, com respectivas unidades, caso aplicável.

2.5    Autorizações/Reconhecimento

Os autores são responsáveis por garantir o direito de publicar todo o conteúdo de seu trabalho. Se material com direitos autorais foi usado na preparação do mesmo, pode ser necessário obter a devida autorização do detentor dos direitos para a publicação do material em questão. Esta é uma responsabilidade dos autores.

3         CONSIDERAÇÕES FINAIS 

O trabalho deverá ser feito com editor eletrônico de texto e enviado para Comissão científica conforme endereço no blog em formato “pdf”. Não serão aceitos trabalhos enviados por correio, por fax ou outra via além da especificada.

4          REFERÊNCIAS / CITAÇÕES

Identificar no texto, após o trecho citado, as referências entre parênteses no seguinte padrão: sobrenome do autor em letras maiúsculas e o ano. Exemplos: um autor: (PÉRES, 2010); dois autores: (MARX e ENGELS, 2007); três ou mais autores: (SCHWERTL et al., 2009). Observando que se a indicação do autor se encontra no interior da frase, ela deverá apresentar apenas iniciais maiúsculas: Authier-Reiriz (1982)
As citações diretas, no texto de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. Caso ultrapasse três linhas, a citação deverá ser apresentada com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte tamanho 11 pt e sem as aspas.
referências
Apresentadas em ordem alfabética e de acordo com a norma da ABNT - NBR 6023.
Livro
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNADER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1996. Cap. 6-7. p. 129-178.

Capítulo de Livro
BRANDT, Paulo Roberto. Geração de energia para o desenvolvimento regional no médio vale do Itajaí. In: Desenvolvimento e meio ambiente em Santa Catarina: a questão ambiental em escala local/regional. Joinville: UNIVILLE, 2006. p. 119-125.

Periódico
EDUCAÇÃO & REALIDADE. Porto Alegre: UFRGS/FACED, 1975.

Artigo de periódico
MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Professores: entre saberes e práticas. Revista Educação e Sociedade. Campinas: Ano XXII, n. 74, p. 121-142, abr. 2001.

Monografia, dissertação e tese
SILVA, M. B. P. Um estudo da relação entre resultados do concurso vestibular e desempenho acadêmico em psicologia. Curitiba, 1989. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Paraná.

Publicações periódicas consideradas em parte (suplementos, fascículos, números especiais)
BLÜMER, A. S. et al. Situação do aleitamento materno no Brasil. Pediatria Atual, São
Paulo, v. 11, n. 7, p. 53-61, jul. 1998. Suplemento.

Artigo de jornal
MOREIRA, T. Debate sobre software livre chega ao celular. Valor Econômico, São Paulo, 04 out. 2004. p. B4.

Trabalho em evento
TOMASI, Antônio; IVONE, Silva. Ofícios de ontem e ofícios de hoje: ruptura ou continuidade? Anais: XIII - Congresso Brasileiro de Sociologia, Recife: UFPE, 2007.

Internet
MOURA, G. C. de M. Citação de referências e documentos eletrônicos. Disponível em: <http://www.elogica.com.br/users/gmoura/refere.html> Acesso em: 09 out. 1996.

16 comentários:

  1. Achei um pouco confuso esse formato. Vocês querem
    TITULO, AUTORES, RESUMO, PALAVRAS-CHAVE E TRABALHO COMPLETO?
    Dentro do trabalho completo, podemos criar as seções(tópicos), não há um numero exato de seções é isso? Mas quanto ao número de subseções (Tópicos dentro das seções maiores) podemos fazer no máximo dois? É isso? O.o'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa!

      O Título, Autores, Resumo e Palavras-chaves deveram estar nessa ordem no trabalho completo, que deverá ter de 7 a 10 laudas. Além disso, não existe um número definido para seções e somente dois níveis para as subseções.

      Se existir outras dúvidas envie e-mail para: 32enepecientifico@gmail.com

      Atenciosamente,
      Comissão Científica 32° ENEPe.

      Excluir
  2. Não estou conseguindo realizar o donwload do edital de trabalho e da ficha de inscrição.
    me enviem por favor: roblecameta@yahoo.com.br

    att

    Roble Tenório

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enviaremos um e-mail com a ficha.

      Atenciosamente.

      Comissão Científica 32° ENEPe.

      Excluir
  3. Olá,
    Gostaria de alguns esclarecimentos em relação a submissão de trabalhos. Pq não está claro como deve ser o trabalho completo. quais os tópicos q devem conter? Quantas laudas? e ainda mais. Querem o resumo e o completo ??? expliquem melhor isso por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas dúvidas estão explicadas no edital de submissão de trabalhos segue o link:
      http://enepedagogia.blogspot.com.br/p/edital.html

      http://enepedagogia.blogspot.com.br/p/instrucoes-para-submissao.html

      É necessário enviar ficha de inscrição preenchida, resumo e o trabalho completo que deverá ter de 7 a 10 laudas.


      Se existir outras dúvidas envie e-mail para: 32enepecientifico@gmail.com

      Atenciosamente,
      Comissão Científica 32° ENEPe.

      Excluir
  4. Por favor não estou conseguindo fazer o donwload do edital do trabalho.
    Vocês poderiam me auxiliar.

    Desde já agradeço.

    mariaffernanda54@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria!

      Enviaremos o edital para seu e-mail.
      Se existir maiores dúvidas, por favor, mande e-mail para: 32enepecientifico@gmail.com

      Atenciosamente,
      Comissão Científica 32° ENEPe.

      Excluir
  5. Não estou conseguindo baixar a ficha de submissão, alguém pode me enviar por e-mail? (gabyfaval@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, G. Faval!

      Enviaremos para seu e-mail a ficha de submissão de trabalhos.

      Se existir maiores dúvidas, por favor, mande e-mail para: 32enepecientifico@gmail.com

      Atenciosamente,
      Comissão Científica 32° ENEPe.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Se existirem dúvidas em relação a submissão de trabalhos e ao edital, por favor, mandem e-mail para: 32enepecientifico@gmail.com

      Atenciosamente,
      Comissão Científica 32° ENEPe.

      Excluir
  7. Uma dúvida urgente!

    A proposta da oficina também terá que conter 7 à 10 laudas ???

    ResponderExcluir
  8. Tenho a mesma duvida, a proposta de oficina também terá que conter 7 à 10 laudas

    ResponderExcluir
  9. Queria saber se no trabalho escrito da oficina tem que conter o resumo, e se é só um dia de apresentação ou mais.

    ResponderExcluir
  10. gostaria de saber quais são os gts, ou tema que poderemos escrever um trabalho?

    ResponderExcluir