quinta-feira, 14 de junho de 2012

Divulgação dos trabalhos aprovados para o 32º ENEPe


A Comissão Científica do 32º ENEPe, torna publico o resultado dos trabalhos submetidos.

*As comunicações abaixo relacionadas foram ACEITAS para apresentação e publicação nos Anais.


Eixo 1: Ensino Superior

1. A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E SUAS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE: O SUCATEAMENTO E A PRECARIZAÇÃO.

Antonia Vanessa Freitas Silveira e Lorena Teixeira da Silva
Universidade Federal do Pará



2. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O SUCATEAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DIÁLOGOS SOBRE A FORMAÇÃO DO EDUCADOR INFANTIL E SUAS NOVAS PERSPECTIVAS

Samira de Souza Maciel
Universidade Federal do Pará


3. O SUCATEAMENTO DO ENSINO SUPERIOR: CURSO DE PEDAGOGIA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS – BELÉM/PA

Jessica Glislayne Fonsêca de Souza
Julian Karla Diniz Neris
Universidade Federal do Pará


4. REFORMA UNIVERSITÁRIA NO BRASIL E O PROGRAMA UNIVERSAIDADE PARA TODOS-PROUNI: UMA ANÁLISE CRÍTICA E INICIAL.

Rafaela Maria  Texeira Teofilo
Universidade Estadual do Ceará.

5. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: A FUNÇÃO E A RELEVÂNCIA DA QUALIDADE

Gleyciane Rodrigues Lopes
Universidade Estadual do Maranhão


6.  A PRECARIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA DESDE A PRIMEIRA REPÚBLICA ATÉ SUA REESTRUTURAÇÃO ATRAVÉS DO REUNI

Bruna I. B. S.
Laís M. L.
Universidade Estadual do Ceará - UECE


7.  POLÍTICA DE AVALIAÇAO EDUCACIONAL: reflexões sobre o ENADE

Cristiane Rodrigues Lopes
Universidade Federal do Maranhão - UFMA




Eixo 2: A realidade da Educação Básica

1.  Contexto da Gestão Escolar na Escola Municipal Emilia Ramos

Alyson Moura Candido
Universidade federal do Rio Grande do Norte- UFRN

2.  UMA VISÃO DA POLÍTICA DE IMPLANTAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS A PARTIR DA REALIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA

Eliane Rezende Mascarenhas
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

3. A EDUCAÇÃO DO BRASIL AINDA PODE SER MELHOR

Jéssica Quérolin Góes da Silva
 Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

4. TEORIA E PRÁTICA: OBSTÁCULOS DO ESTAGIÁRIO DE PEDAGOGIA FRENTE À EDUCAÇÃO BÁSICA, PÚBLICA E SUCATEADA

Nathália C. de Paula e Thamirez Blaz
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

5. Qualidade x precarização: de que educação estamos falando?
A luta dos professores públicos pela implementação do piso salarial nacional do Estado do Rio Grande do Sul

Priscila Goulart dos Santos  
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

6. A POLÍTICA EDUCACIONAL NAS DÉCADAS DE 1990 – 2000 E SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS
Araújo, M. N. ; Róseo, R. M. S.; Dias, R. A.

7. EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: É DIREITO DE TODOS

Elisângela Soares Ribeiro
Daniele Carvalho Silva
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Campus Jequié


8. DILEMAS VIVENCIADOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Gésus de Almeida Trindade
Universidade Estadual Do Sudoeste da Bahia

9-  O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS PRIMEIROS PERÍODOS: CLAREZA DA REALIDADE, COMPROMETIMENTO DO EDUCANDO

Karoliny Reis Pereira -
Ronald Ferreira dos Santos
Universidade Federal do Maranhão

Eixo 3: Práticas Pedagógicas Transformadoras

1-  A PRÁXIS EDUCATIVA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO ENRAIZADA NO PROJETO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

Andrea Wahlbrink Padilha da Silva
Universidade Federal de Pelotas
2- A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE NA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Marlene Correia da Silva- Universidade do Estado da Bahia/ UNEB
3. A AÇÃO ALFABETIZADORA DO PROJETO ESCOLA ZÉ PEÃO NO ESTADO DA PARAÍBA
Camila Laís Gomes de Lima – UFPB
4. UMA PRÁTICA PEDAGOGICA LÚDICA TRANSFORMADORA

Adailza Jessica da Silva Monteiro
Antônia Batista da Silva
Hortência Regina Lima Pimentel
Lorena Rangel Gomes Silva
 Universidade Federal da Paraíba


5. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRANSFORMADORAS EMPODERANDO A COMUNIDADE ESCOLAR EM BELÉM-PA PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL

 Fernando T. da Silva
 Genylton O. R. da Rocha
Universidade Federal do Pará- Faculdade de Educação

6. O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, DA LEITURA E DA ESCRITA NA POVOAÇÃO REMANESCENTE DE QUILOMBOLAS DE COSTEIRA - OEIRAS DO PARÁ/PA

Roble Carlos Tenório Moraes
Tárcio Soares de Sousa
  UFPA

7. O TEATRO COMO INTERVENTOR SÓCIO-EDUCATIVO: A PRODUÇÃO DA UNIDADE INTEGRADA MARIA JOSÉ ARAGÃO – SÃO LUIS/MA

Wedson J. Barros Silva
Universidade Estadual do Maranhão

8. TRABALHANDO VALORES HUMANOS COM CRIANÇAS E
ADOLESCENTES DO PROJETO CASA LAR DA SAGRADA FAMÍLIA
EM TEIXEIRA DE FREITAS-BAHIA
Francielli R. de Souza
Mayure A. de Souza
Thaís S. Matos
Universidade do Estado da Bahia


Eixo 4: Plano Nacional de Educação

1.  AS MATRÍCULAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA EXPANSÃO E DO INVESTIMENTO PÚBLICO NO PERÍODO DE VIGÊNCIA DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Ana Paula da S. Carneiro
Fernanda M. Pereira
UFPA

2.  O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE E CONSIDERAÇÕES
Ana Rosa dos Santos
Universidade Federal de Alagoas

2 comentários: